Dicas para escolher um colchão novo


abril 29, 2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas,Saúde



Você passa um terço da vida deitado sobre colchão. Às vezes mais, se você é daqueles que gosta de tirar um cochilinho no meio do dia. Além de descansar nosso corpo depois de um dia exaustivo, o sono é importante para que o cérebro processe todas as informações que absorvemos durante o dia. É importante, portanto, sentir-se confortável, pois a forma como você está dormindo pode influenciar na maneira como suas memórias são processadas pelo seu cérebro durante o sono.

Encontrar o colchão certo não é uma tarefa fácil, não tem certo nem errado, pois é uma escolha muito pessoal: o colchão mais moderno com tecnologia de ponta pode ser maravilhoso, mas por algum motivo ser desconfortável para você. Por isso, separamos aqui algumas dicas para quem está precisando escolher um colchão e está em dúvidas sobre qual é o tipo mais adequado. Talvez um colchão sob encomenda seja o ideal para você.

Antes de qualquer coisa é preciso desmistificar a ideia que foi alimentada por muito tempo de que colchão bom para a coluna é colchão duro. O importante é que quando deitado, sua coluna fique na mesma postura de quando você está de pé. Por isso, um colchão que se modele de acordo com seu corpo é fundamental, pois ele deve afundar um pouco nas partes dos quadris e dos ombros, mantendo a coluna com um bom suporte.

Mola ou espuma?

Os colchões de espuma geralmente tem faixas de preço mais acessíveis e também são mais fáceis de manejar e trocar de lado. Em contrapartida tem uma vida útil mais curta, cerca de cinco anos. Além disso não são recomendados para pessoas que sofrem com alergia e outros problemas respiratórios, pois podem acumular ácaros, fungos e outros microoganismos prejudiciais à saúde, quando não recebem tratamento antibacteriano, antifúngico e antimofo.

Ao escolher um colchão de espuma também é necessário atentar para a sua densidades, que vai determinar a capacidade de sustentação do peso de quem irá deitar nele. Se você for comprar um colchão de casal, calcule a densidade de acordo com a pessoas de maior peso. Confira aqui a tabela de adequação:

 

Tabela: Uol Mulher

Colchões de mola dividem-se em dois tipos:

Bonnel: apresenta molas entrelaçadas entre si, cobertas por uma camada de espuma. É o tipo de colchão adequado para camas de solteiro, pois em camas de casais, quando uma pessoa se mexe de um lado, as molas no outro lado também se movimentam. Suporta um peso médio de 100kg.

Pocket: são molas ensacadas individualmente, o que dá mais estabilidade para os colchões de casal. Esses colchoões, no entanto, não permitem que você os inverta regularmente, como geralmente recomendam os fabricantes. Eles podem ser de tecnologia superlastic, que suporta até 130 quilos. Miracoil, que é indicado para biótipos pesados por suportar até 150 quilos.

Ao comprar, procure lojas especializadas, pois os vendedores são capacidados para orientar os clientes a escolher o colchão mais adequado. Além disso, deixe a vergonha em casa e vá à loja com uma roupa confortável, que lhe permita deitar nos colchões para escolher o que mais lhe agrada. Procure ficar deitado no colchão por alguns minutos, para ver como as molas ou espuma se adequam ao seu corpo. Lembre-se que esse colchão vai acompanhá-lo por muitas noites de sono nos próximos anos. Escolha tão bem quanto escolhe quem dorme com você.

Comentários