Cuide bem do seu coração


abril 29, 2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas



As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo, acometendo cerca de 17,3 milhões de pessoas anualmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Entre as vítimas estão homens e mulheres de todas as idades. As doenças cardiovasculares geralmente são associadas aos idosos, porém é cada vez mais comum ver jovens sofrendo desse mal.

O Dia Mundial do Coração, comemorado a cada 29 de setembro, é uma data criada para alertar a população sobre a importância de cuidar do nosso motor. Por isso, separamos algumas dicas para manter seu coração saudável.

Pratique exercícios físicos

Você não precisa frequentar uma academia ou praticar corridas diariamente. Fazer o caminho mais longo para o trabalho ou supermercado, subir alguns andares de escada e os afazeres doméstico também são maneiras de não se manter parado. Procure opções mais prazerosas para sair do sedentarismo como natação, yoga e outros esportes.

Alimente-se melhor

Não é necessário parar de comer tudo aquilo que mais gostamos. Os alimentos industrializados que nos cercam prejudicam a percepção dos sabores e geralmente levam a uma preferência por alimentos excessivamente doces ou salgados. Por isso é preciso experimentar novos sabores e saber que a aprovação do paladar é conquistada com o tempo. Uma boa opção é reduzir as porções de frituras ou com grande quantidade de açúcar e sal; é importante, também, aprender a trocar o grupo de alimentos, como, por exemplo, optar por frutas em vez de chocolates, ou tomar sucos e água em vez de refrigerantes. Mantenha o hábito de fazer check up e fique atento às taxas de colesterol, glicemia e pressão arterial, pois estão diretamente associadas à saúde cardíaca.

Diga adeus ao tabaco

Além de prejudicar os pulmões, garganta e boca, aumentando as chances de surgimento de câncer, a prática do tabagismo está relacionada à origem de inúmeras doenças cardiovasculares. É possível superar o vício do cigarro, se tem dificuldades de agir sozinho, procure ajuda.

Siga de bem com a vida, cuidando bem de você e todos que estão ao seu redor, dando e recebendo muito amor. O coração agradece.

Comentários