Como ter uma alimentação saudável


abril 29, 2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas,Saúde



Hoje, dia 31 de março, é comemorado no Brasil o Dia da Saúde e Nutrição. E, como mundo sabe, uma coisa está diretamente relacionada à outra, já que não é possível ter a saúde em dia sem uma alimentação saudável e equilibrada.

Por isso, mesmo com a correria do dia-a-dia, é muito importante ter certos cuidados com o que nós comemos, procurando sempre ingerir alimentos leves, naturais e com pouca quantidade de gordura e açúcar, dois vilões que em excesso fazem muito mal à saúde.

Se esses dois são os vilões, há em contrapartida uma dupla essencial para uma alimentação balanceada, trazendo benefícios à saúde: as proteínas e carboidratos. Enquanto a primeira é importante para os músculos e a defesa do organismo, os carboidratos são fontes imediatas de energia para o corpo. Exatamente por isso, dietas de restrição total aos carboidratos são perigosas para a saúde, especialmente se feitas durante muito tempo. Eles são fontes primárias de energia e funcionam como combustível para o cérebro, medula, nervos e células vermelhas do sangue, mantendo o corpo funcionando. Por isso, a deficiência deles pode trazer riscos para o sistema nervoso central e para o organismo, de maneira geral. Indica-se que seu consumo seja moderado, dando preferência sempre às versões integrais que são mais saudáveis e proporcionam maior saciedade, como o arroz, macarrão e pão integrais. Especialmente no café da manhã, é fundamental que haja a ingestão deste nutriente, já que é nessa refeição matinal que você fornecerá energia para o seu corpo começar bem o dia. Já as proteínas são essenciais pois são constituintes básicos da vida humana, fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Além disso, elas são fundamentais para a defesa do organismo e para abastecer a musculatura.

Segundo a pirâmide alimentar indicada por nutricionistas e endocrinologistas, devemos consumir alimentos respeitando-se as seguintes regras para obter uma alimentação saudável e equilibrada:

Cereais, pães, tubérculos e raízes: 5 a 9 porções diárias

Hortaliças: 4 a 5 porções diárias

Frutas: 3 a 5 porções diárias

Leite e produtos derivados: 3 porções diárias

Leguminosas: 2 porções diárias

Carne e ovos: 1 a 2 porções diárias (de preferência carnes magras)

Óleos e gorduras: 1 a 2 porções diárias

Açúcares e doces: 1 porção diária

Além disso, veja cinco regras básicas da alimentação balanceada:

 1 – O café da manhã é a principal refeição do dia. Não a pule e coma alimentos como pão integral, queijo branco, iogurte, sucos e frutas.

2 – Coma de três em três horas (em média cinco refeições por dia).

3 – No almoço, divida o seu prato na metade e preencha da seguinte forma: a primeira metade deve conter legumes e verduras, de preferência bem coloridos. Já a segunda metade deve conter arroz, feijão e uma carne magra de cerca de 100g. Estas são as características de um prato ideal e saudável para comer diariamente.

4 – Na hora da sobremesa, escolha as frutas. Elas são ricas em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais, e não fornecem muitas calorias por serem pobres em gordura e açúcar.

5 – Evite sempre alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio, além dos industrializados. A escolha por uma alimentação saudável inclui optar por alimentos orgânicos e naturais sempre que possível.

Se você reconhece que anda se alimentando muito mal, vale recorrer a algumas medidas de emergência que ajudam o organismo a se recuperar. Uma delas é adotar o suco verde todas as manhãs, e a outra, mais radical, é fazer uma dieta Detox (veja aqui no Blog mais informações sobre ela). Veja abaixo uma receita de suco verde, que é bem fácil de fazer e super saudável para o organismo:

2 xícaras (chá) de espinafre ou 1 folha de couve
½ xícara (chá) de pepino fatiado 
1 colher (chá) de gengibre 
1 maçã cortadas
½ cenoura

1 copo de água de coco

 Basta bater tudo no liquidificador e beber fresco (não o deixe na geladeira por mais de 2 horas, pois ele vai perdendo os nutrientes).

Além da alimentação que irá nutrir o corpo, beber bastante água durante o dia é fundamental para promover a hidratação. Por isso, tenha este hábito e não substitua a água por nenhuma outra bebida.

Para maiores dicas sobre saúde e nutrição, consulte um nutricionista.

E lembre-se: nós somos o que comemos. Por isso, se você quer ter uma boa saúde, investir em uma alimentação balanceada é o principal passo. Cuide-se!

Comentários