Como manter a boa forma no inverno


abril 29, 2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas,Saúde



O inverno começa oficialmente no Brasil. Essa estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, é conhecida pelas baixas temperaturas, que provocam em muitas pessoas uma fome extra, geralmente saciada por alimentos gordurosos. De acordo com nutricionistas, isso acontece porque o nosso corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura básica quando faz frio e, para que essa energia seja reposta, nosso organismo solicita mais comida, principalmente as que são ricas em carboidratos, como massas, pães, bolos e doces. No entanto, esse gasto a mais de energia é mínimo quando comparado à quantidade de calorias que ingerimos através desses alimentos, o que causa o aumento do peso. Além disso, muitas pessoas usam o frio como desculpa para deixar de praticar exercícios físicos. Essa combinação de fatores é capaz de prejudicar não só a sua boa forma, como também a sua saúde.

Para que você possa aproveitar o melhor que o inverno tem para oferecer, selecionamos algumas dicas simples e valiosas, que vão tornar a estação mais fria do ano muito mais agradável e saudável:

Aproveite as frutas da estação: Abacaxi, melão, morango e caju são as frutas encontradas com mais facilidade durante o inverno, inclusive com preços mais baratos. Elas são ricas em fibras e antioxidantes, além da Vitamina C, que vai dar uma força no seu sistema imunológico, te protegendo de gripes e resfriados.

Abuse das sopas: Um dos pratos mais típicos do inverno, a sopa pode ser muito saudável, basta saber escolher os ingredientes e não abusar do sal. Uma boa dica é optar por sopas que possuam mais de três tipos de verduras e legumes e alguma fonte de proteína, como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha ou soja.

Hidrate-se com chá: Além de te aquecer do frio, os chás possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliam a digestão e protegem as artérias. Os chás podem ser consumidos à vontade e não causam nenhum prejuízo à dieta, já que possuem teor calórico muito baixo. Só não vale abusar do açúcar na hora de adoçar!

Aprecie um bom vinho:  Se você não tem contraindicações ao consumo de bebidas alcoólicas, opte pelo vinho  nesse inverno. Especialistas apontam que o vinho tinto é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e demências, além de ajudar na digestão e fortalecer os ossos. Para aproveitar esses benefícios, que provém da casca e das sementes das uvas, a quantidade de vinho recomendada por dia é de uma taça de vinho (120 ml aproximadamente) para mulheres e o dobro dessa quantidade para homens. Essa prática deve ser associada a outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos. Você pode encontrar vinhos em armazéns, empórios, mercearias ou em depósitos de bebidas

Exercite-se: Você sabia que época é a melhor do ano para praticar atividades físicas é durante o inverno? Fazer exercícios físicos no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. Se somente essa notícia não foi capaz de te animar, que tal contratar os serviços de um personal trainer? Além de indicar o exercício mais adequado para você, ele não vai deixar que você se desanime!

Como você pode ver, o inverno pode ser muito mais saudável sem deixar de ser delicioso. Aproveite as dicas e a estação que vem chegando!

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