61% dos brasileiros não praticam atividades físicas por falta de tempo ou dinheiro


abril 29, 2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas



A prática de exercícios físicos regulares, aliada a uma alimentação saudável e balanceada, é uma das grandes aliadas da saúde. Segundo os médicos, o sedentarismo está diretamente relacionado a vários tipos de doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, hipertensão e até mesmo o câncer. Por isso, é muito importante tornar as atividades físicas um hábito. Pesquisas já mostraram que apenas 30 minutos de caminhada por dia já é suficiente para trazer benefícios à saúde.

No entanto, grande parte dos brasileiros acabam deixando os exercícios de lado por conta da falta de tempo. Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes realmente sobra pouco tempo para se dedicar a essa tarefa. Porém, com dedicação e disciplina, é possível separar alguns minutos para cuidar da saúde. Você pode acordar um pouco mais cedo pra caminhar ou ir à academia, pode aproveitar o horário de almoço no trabalho ou até mesmo comprar um aparelho de ginástica (como esteira ou bicicleta ergométrica) pra usar em casa quando sobrar um tempinho após as atividades domésticas. O importante é ter consciência do quanto isso é fundamental para sua saúde e ter disciplina para não desanimar nas primeiras semanas – fase mais difícil de adaptação à nova rotina.

Outra dica importante é escolher uma atividade que você goste, que lhe dê prazer. Ninguém consegue ficar muito tempo fazendo algo que não gosta, por pura obrigação. No final, isso acaba sendo desestimulante e o indivíduo desiste da atividade. Por isso, é essencial escolher algo que você se identifique: pode ser dança, musculação, atividades ao ar livre, yoga, pilates ou algum esporte.

Para saber um pouco mais sobre o hábito dos brasileiros quando o assunto é atividades físicas, perguntamos em nossa última enquete:

Você pratica alguma atividade física regularmente?

Sim, frequento a academia. : 134 (16,90%)

Sim, faço um esporte. : 106 (13,37%)

Gostaria, mas me falta tempo/dinheiro. : 485 (61,16%)

Não, não tenho interesse. : 68 (8,58%)

Foram 793 votos ao total. Com 61% dos votos, a opção “Gostaria, mas me falta tempo/dinheiro” ficou em primeiro lugar na nossa enquete, mostrando que a maior parte dos brasileiros não pratica atividades por fatores externos, e não por falta de vontade. Em segundo lugar, com 16% dos votos, ficou a alternativa “Sim, frequento a academia”, representando os adeptos de musculação, ergometria e exercícios aeróbicos. Em terceiro lugar (13%) ficou a opção “Sim, faço um esporte” e em último, com apenas 8% dos votos, a alternativa “Não, não tenho interesse”, representando aqueles que não curtem exercícios físicos.

Como podemos ver, de acordo com a enquete, apenas 30% dos brasileiros praticam algum tipo de atividade física regularmente. E aos 61% que atribuem o problema à falta de tempo ou dinheiro, sigam nossas dicas do início da matéria e vejam como a qualidade de vida pode melhorar com a inclusão deste hábito no dia-a-dia!

Exercite-se e dê adeus ao sedentarismo, este grande vilão da saúde!

Comentários